sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Música eletroacústica ganha espaço exclusivo na UFRGS


bras eletroacústicas pela Orquestra de Alto-falantes da UFRGS marca o início das atividades musicais na Sala dos Sons, novo espaço cultural da Universidade, criado especialmente para a música eletroacústica. A inauguração acontece no dia 4, terça-feira, às 12h30min, e tem entrada franca.
Para o evento de lançamento da Sala, foi preparada a difusão sonora da peça “Anaphore Symphocéanique”, de Jorge Antunes (foto), pioneiro da música eletrônica no Brasil. Participam também os três compositores gaúchos selecionados para a Coletânea de Música Eletroacústica Brasileira: Frederico Richter, com a obra “Sonhos e Fantasia”; Eduardo Reck Miranda, com “Tiergaten”; e Eloy Fritsch, com “Resonance”.
A música eletroacústica é formada por técnicas provindas da música concreta e da eletrônica e busca se alinhar à linguagem contemporânea. O que a modalidade propõe é o uso de estratégias composicionais, estruturais e estéticas que se diferenciem das encontradas na composição da música instrumental em geral. O crescente interesse dos compositores diante às inúmeras possibilidades da elaboração sonora em estúdio fizeram da música eletroacústica, hoje, um gênero autônomo e uma das principais áreas de atividade e pesquisa no cenário contemporâneo.
Com o objetivo de ampliar a difusão dessa categoria musical no ambiente universitário, a UFRGS criou, então, a Sala dos Sons. No espaço, serão apresentadas ao público, uma vez por mês, obras de compositores do Instituto de Artes e de convidados, sempre nas terças-feiras às 12h30min. A coordenação do projeto é do professor Eloy Fritsch, em parceria com o Departamento de Difusão Cultural. (Foto: Rafael Ohana)
O QUE: Música Eletroacústica
QUANDO: 4 de outubro – terça-feira
HORÁRIO: 12h30min

ONDE: Sala dos Sons (Av. Paulo Gama, 110, 2º andar – Campus Centro)
QUANTO: Entrada franca
INFORMAÇÕES: Telefone: 3308 3034

Nenhum comentário:

Postar um comentário